[Lista - Músicas] Mr.Children



Faz um tempão que não posto o que ando ouvindo. O que não seria novidade, porque quem olhar meu iPod, aquela ironia - tenho 180 músicas mas só ouve 10 trocentas vezes.

O que me salvam de ficar atualizada no mundo musical (especialmente j-pop) são minhas idas semanais na Tower Records de Nagoya (ainda bem que moro a 10 minutos de trem da capital!) e as dicas do aplicativo da DoCoMo, o dhits (apesar de pagar mensalidade, dá pra arquivar muita coisa).

O lado ruim do dhits é que nem todos os artistas autorizaram a disponibilizar as músicas, mas como a gente tem esperança, a gente tenta de outras formas atualizar os aplicativos musicais, como alugar/emprestar/ comprar o CD e botar no iTunes ou onde quiser ouvir. Tem o Sportify também, mas este não me chamou tanta a atenção... por enquanto.

Uma das bandas que até então não tinha nada no dhits era Mr.Children, uma das minhas favoritas. Não sei se é porque a banda este ano comemora 25 anos de debut ou porque uma de suas músicas voltou a ser tema de encerramento de dorama nesta temporada (a série "Code Blue"), mas finalmente a dhits disponibilizou boa parte da coletânea "Thanksgiving 25" (que só é possível ser adquirida via download nos sites autorizados, como iTunes, Rekochiku, mora e d-music). Obviamente, eu já coloquei todas possíveis no arquivo hahaha.

A banda Mr.Children começou em 1992 como college band, com temas de amor, vida, política, tecnologia, e sem deixar cair a peteca. E tudo isso combinando com a voz de Kazutoshi Sakurai, a banda continua na ativa, vai bem, obrigado (embora a banda deixou os fãs preocupados duas ocasiões - em 1997 quando resolveram dar um tempo como banda e partiram para trabalhos pessoais e em 2002 quando Sakurai foi internado para retirada de um coágulo). Recentemente, na tour conseguiram lotar o Nissan Stadium em dois dias - 140 mil pessoas!!! A banda não está nem aí se ficam no top da Oricon, ou se fazem shows em lugares menores, o importante para eles é transmitir mensagens através da música. E conseguem.

Minha relação com a banda, foi quando cheguei aqui em 1998 e a banda havia acabado de voltar do hiato de um ano e tanto. As vantagens de ter morado num lugar bem interiorzão - aprendi muito a língua japonesa e vivia frequentando lojas de CDs toda semana. Foi com o namorido que ouvia mais ainda.

Se for pra recomendar álbum, eu sou a pior pessoa pra isso. Mais fácil ouvir as coletâneas, porque além de ter as mais conhecidas, dá pra quebrar o galho pra quem está começando. O duro quando depois resolve ir atrás dos álbuns... (experiência própria).

Fastner (2002): Do álbum "IT'S A WONDERFUL WORLD", a música tem uma conotação sexual bem camuflada, mas a letra é triste de doer - é o protagonista descobrir que a pessoa que ama não é a mesma quando mostra o outro lado. Embora mencione Ultraman e Kamen Rider, a letra seria uma metáfora de que somos outras pessoas por baixo das vestimentas. A música foi usada para uma série de filmes independentes - o JAM FILMS -, na curta "Fastner". Trechos do filme foram usadas na turnê de 2002 (quando a banda cancelou na época do lançamento do álbum devido a internação de Sakurai), e ANOS depois eu soube quem foi o protagonista desse filme...

Hana ~ Memento Mori ~ (1996): Confesso que foi o primeiro single da banda que comprei por recomendação do namorido. E olha que foi difícil achar, porque era em formato de 8", aqueles pequenos (que precisei de adaptador pra ouvir no carro). "Memento Mori", em latim, significa "um dia iremos morrer". A música já fala sobre vida que segue diante dos olhos do narrador e mesmo diante dos infortúnios que sofre, ele vai continuar seguindo em frente. O single ficou duas semanas em primeiro lugar, e é uma das músicas mais lembradas em ranking de programas como Music Station e CountDown TV. Quando foi relançado como B-side do single "Yasashii Uta", excluiram o subtítulo para que não relacionasse a música com morte.

See-Saw Game ~ Yuukan na Koi no Uta ~ (1995). Primeira vez que uma música da banda que não foi usada em algum comercial ou tema de dorama. O promotion video é uma paródia do PV do músico britânico Elvis Costello. A letra compara a situação amorosa como se fosse uma gangorra. Como o single foi lançado alguns meses depois do Grande Terremoto de Hanshin-Awaji, boa parte da renda foi revertida para a reconstrução. (Momento de cultura inútil: em vários programas, Kazunari Ninomiya sempre dizia que o primeiro single que comprou foi este do Mr.Children.)

Tomorrow Never Knows (1994). Errou quem pensou que fosse cover de uma das músicas mais difíceis de se entender dos Beatles. Mas o título original seria "Ashita e no Kakehashi". Acabou sendo o título que conhecemos. Sakurai compôs a música durante uma turnê em Nagoya. "Tomorrow Never Knows" é o oitavo single mais vendido na história, e foi usada como tema do dorama "Wakamono no Subete".

youthful days (2001). Uma que ouvi por causa do dorama "Antique" (que tinha no elenco Hideaki Takizawa, Hiroshi Abe, Naohito Fujiki, Koyuki e Kippei Shiina), e era música de encerramento. A letra é como o título - sobre as alegrias e tristezas da juventude, com uma metáfora de sexo, de forma bem subliminar.

Any (2002). Foi na campanha promocional dos 10 anos da empresa NTT Docomo, e coincidiu com os 10 anos da banda. Acho que foi por isso que eu associo essa música com a empresa, só pode. A letra é sobre as frustações de uma pessoa e que para ele tanto faz mudar ou não, que ele vai continuar lutando por isso.

Hanabi (2008). Muita gente conhece por causa do dorama "Code Blue", e neste ano de 2017 fizeram a terceira temporada! Obviamente, nas três temporadas a música foi usada como encerramento. A música é sobre enfrentar as dificuldades ao lado da pessoa que tanto amava mas por algum motivo teve que partir.

Nota da autora: Não postei video por motivos que depois por motivos de direitos autorais eles tiram do ar e acabo ficando com cara de paisagem. Então, se quiserem saber mais, basta procurar no gugol ou no iuchubi ou qualquer site de streaming, aí depois é só alegria...

Imagens: tudo via google em vários sites.

Comments