Além do Arco Amarelo


A Loja Numero 1 da Freshness Burger, em Komaba, Tóquio - tudo começou com esta modesta casinha...
Se existe algo que eu procuro evitar o máximo possível no meu momento de #gordasafada é almoçar num fast food, mas só acabo trocando o almoço nosso de cada dia quando a preguiça maior de cozinhar coincide com véspera de folga mais dia que recebo a cebolona (a.k.a. holerite de pagamento - você abre e chora) e ter que pagar logo as contas - por um qualquer-coisa-setto (modo de falar "set" ou o  famoso "combo" aqui) no McDonald's que tem do outro lado da rua onde fica o trabalho. Só que quase toda vez que eu ia, sempre estava cheio e muitas vezes tive que desistir da idéia por causa do horário.

Numa dessas vezes, acabo indo em outro local, o Freshness Burger (que falei um pouquito aqui e que reforcei a promessa de falar sobre o local em janeiro deste ano). Apesar dos lanches serem um pouco mais caros que o do McDonald's, tal preço vale a pena. Explico o porquê logo.
Loja em Shibuya, perto do Bunkamura

Fundado em Tóquio, em 14 de dezembro de 1992, por Mikio Kurihara quando viu uma casa antiga american style com uma placa de "aluga-se", não pensou duas vezes em fazer um estabelecimento voltado para estudantes e quem trabalhasse nos arredores de Komaba, onde fica um dos campus da famosa Todai (Tokyo University), servindo lanches e bebidas mas com ingredientes 100% naturais. O negócio deu tanto certo que hoje tem mais de 200 lojas em todo o Japão e  11 lojas no exterior (Macau, Hong Kong e Cingapura).

Seu slogan "Comida natural, serviço natural, pessoas naturais, planeta natural" leva bem ao pé da letra, mesmo. Apesar de ser classificada como fast food, seus pratos e bebidas (exceto as carbonatadas) são naturais e orgânicas. O hamburguer é 100% carne; as verduras são fresquíssimas e os ingredientes para os chás e cafés são naturais. Os papéis são feitos de material reciclado, o suco é feito na hora, bem como o café que é orgânico, vindo das fazendas cafeeiras do Brasil, com a garantia de ser 100% orgânico!!!.

Interior da loja em Ikebukuro, decoração de Natal.
O estilo do estabelecimento, é bem vintage, parecendo aquelas american house estilo anos 50, com movéis parecendo usados e com decoração com posteres dos anos 40-50. Não sei vocês, mas eu prefiro um ambiente calmo, que eu possa degustar meu lanchinho em paz, e o ambiente do Freshness Burger é bem este estilo. E olha que fui em vários desta rede e eu não tenho um lugar favorito. Mas procuro evitar o de Shinjuku, perto da loja de departamentos Isetan, vive sempre lotado e muito barulhento. A primeira loja, em Komaba é pequena mas bem aconchegante e o de Fujisawa apesar de ser meio escuro, é bem mais tranquilo e dá pra ficar mais à vontade (questão de tempo), apesar que nas vezes que eu fui com o kinguio Roberto, era bem no final da tarde.

A mesma loja de Ikebukuro, mas esta é de janeiro deste ano
Sobre a comida: tem os clássicos hamburgueres, com queijo, sem queijo e duplo hamburguer. Com alface, tomate, cebola e picles. Os tradicionais e até diferentes, como o bacon omelet burger (o meu favorito), salsa buger (pra quem gosta de algo picante) e spam burger (sim, aquele presunto que gerou sinônimo de "e-mala direta") e os vegetarianos (para aqueles que não podem comer carne por algum motivo) - com tofu e três tipos de feijões. Todos eles feitos com pão de hamburguer mas dependendo, pode ser o tradicional francês, ou como de abóbora ou gergelim (acreditem, a consistência destes pães são bem levinhos, não pesam no estômago e são nutritivos!). E com alface, picles, tomate e cebola.

O Coffee Time Set - Bolo de chocolate (simples, mas delicioso e não enjoa), chá orgânico (com folha de hortelã) e o Spam Burger ( Spam, ovo frito, tomate e repolho picado em pão de abóbora)
Os aperitivos (ou side orders) as indefectíveis batatas fritas (dizem que é de Hokkaido, mas estas são  cortadas bem rusticamente com casca e tudo), onion rings (não recomendado para quem odeia cebola), frango, saladas (a convencional, com abacate e a coleslaw - feito com milho e repolho), sopa e popover, que seria um tipo de pão semelhante a um croissant em formato de um chou cream sem recheio com molho de queijo para acompanhar.
Chá orgânico, faz um bem danado!

As bebidas, claro as tradicionais carbonatadas (Pepsi, Pepsi NEX e 7Up) e diversos tipos de cafés, sucos e chás (quem pensou que somente teriam o chá tradicional, o verde e o mugicha, podem tirar isso da cabeça), que são bem variados - o tradicional, claro, o verde, o chai, de laranja e de frutas vermelhas. Os sucos também fica além do tradicional laranja e grapefruit -  tem limonada, limão com cramberry soda, lima e kiwi, sem falar dos squeeze, bebidas batidas com gelo - como o "O.L.G. Mix" que nada mais que laranja, limão e grapefruit.


Quem pensou que eu ia esquecer das sobremesas, posso dizer que não têm tanta variedade, mas o que a casa oferece, eu provei e adorei (apesar de ficar com aquele gosto de "quero repetir"). Seriam os tradicionais bolo de chocolate e cheese cake, além dos sazonais bolo de banana e cheese cake de cappucino (bem, este ainda não comi).

Para uma coffee addicted como eu (daquelas que se marcarem bobeira eu andaria com uma garrafa de café ligada na veia), nesses lugares é muito raro eu tomar café. Mas no Freshness Burger, costumo experimentar as bebidas quentes sazonais - cada ano a casa lança bebidas diferentes, por tempo limitado. Teve um ano que lançaram o Chamomille Milk Tea, que era leite e chá de camomila. Detalhe: o saquinho com o chá era feito a infusão diretamente com o leite fervente o que dava um sabor mais acentuado da erva. Quando este chá foi lançado, foi justamente na época em que passei uma fase terrivelmente negra na minha vida e quase todo dia, antes de ir trabalhar, passava no Freshness e pedia essa bebida, tamanho médio (que já era grande para os padrões brasileiros). Acho que dei lucro para eles só com o chá....
Chá de gengibre com leite, excelente para o inverno!

Em dezembro do ano passado, lançaram para este inverno japonês, o Ginger Milk Tea, que seria chá de gengibre com leite. Seria o gengibre ralado diretamente no copo e acrescido de leite fervente. Foi muito bom, pelo menos para mim, quando peguei um resfriado e quase fiquei afônica. Tinha até as lasquinhas do gengibre (o que eu adoro). Em janeiro deste ano, também incluiram no cardápio de bebidas sazonais, o Coconut Chocolate que seria leite com chocolate e com côco ralado. E olha que eles capricharam na quantidade da fruta, até o finzinho eu sentia o gosto! Claro que essas duas bebidas só têm quente, seria um sacrilégio pedir frio com mais gelo do que a bebida!!!

Sempre vem um palitinho bem humorado
(seria uma indireta pra mim?)
Quando eu vou ocasionalmente na hora do almoço, costumo pegar o three time set ou seja, em determinados horários, a casa faz um combo especial - da hora que abre até 11 horas, tem o combo do popover  (ou cachorro quente ) com bebida (bebidas carbonatadas, chá ou café gelado ou quente) tamanho médio; das 11 horas as 14 horas, o hamburguer do dia (tem que ver na placa da entrada) e bebida. Se quiser batata, tem que pagar a mais. E das 14 as 17 horas, o coffee time, bolo (ou cheese cake) com bebida. Acabo pegando sempre o coffee time pois meu horário de almoço, acreditem, é depois das duas da tarde. Obviamente pego o combo de bolo e bebida e peço um hamburguer à parte (nota: quando pedimos um lanche ou o side order fora do combo, aqui dizemos "tanpin" - 単品).

Muitos vão dizer que "mas aí sai mais caro do que pedir um combo no McDonald's" ou "mais caro que ir em algum teishoku (定食 - ou os famosos "pratos feitos") perto do trabalho". Eu sei, mas pra horror de muita gente, eu não sou de comer muito arroz e nesses lugares, seu chawan (tigela) de arroz fica lotado até fazer morrinho. E deixar sobrar é pecado, né? E, de 20 a 22 dias que eu trabalho, 99% deles eu costumo trazer feito de casa mesmo. Só vou almoçar fora somente nesse caso que mencionei no comecinho. Mas entre os três estabelecimentos de fast food que têm perto do trabalho, eu prefiro mesmo o Freshness Burger. Além da comida ser natural, bem leve (mesmo tendo carne), o ambiente é bem tranquilo, mesmo no horário de almoço (exceto o de Shinjuku que eu nem achava lugar pra sentar), os atendentes bem atenciosos - eles levam o seu lanche e bebida até à mesa! Música ambiente bem selecionada.
Estilo bem "nonbiri", ou desencanado com tudo: Coconut Chocolate - e a decoração da mesa, um pequeno vasinho
Normalmente, os locais da rede não são espaçosos, e um dos poréns é que não tem lugar separado de fumante e não fumantes, e dependendo do lugar, pode não ter arejamento natural (ou seja, deixarem as portas abertas mesmo num frio de lascar como agora) e muita gente vai dizer que tudo é caro (se pensar profundamente nisso, sai um pouquinho. Normalmente, pra mim, sai quase 1000 ienes, quando eu arremato com um grand mug cup de alguma bebida quente sazonal. Mas recomendo para pessoas que já se cansaram de ir comer no tradicional e famoso arco amarelo.

Freshness Burger 
- Endereço: mais de 200 lojas em todo o Japão e mais onze no exterior.
- Horário de atendimento: varia de loja pra loja, consulte no site oficial.
- Preço médio de um combo time: de 530 a 640 ienes, mas somente o lanche do dia, como disse, tem que ver na tabuleta da entrada do estabelecimento. Se for solicitar o lanche + batata frita (pequena) + bebida (média) sai pelo menos 1000 ienes.
- Tem take out ("levar pra viagem")? Dependendo da loja, sim.
- Tem point card? Tem o "drink card", cada vez que compra a bebida, seu cartão é carimbado. Juntando 15 pontos, tem direito a uma bebida grátis. Validade de um ano.
- Home page: http://www.freshnessburger.co.jp/ (o menu tem em inglês)

Fotos: todas elas tiradas pela autora. Postagem feita depois de muitos pedidos feito pelo casal Carlos e Denise do Tabeteimasu ( http://tabeteimasu.blogspot.com/ ) que provam e resenham tudo sobre comida.

Comments

  1. ola queridona,
    ate no inicio a casa comercial era bonitinha ne?achei tao charmosa.
    E depois ficou um luxo, e claro que tinha que ser mais cara que o Mac, afinal o Mac eh imbativel no preco ai no japao, diferente daqui,ahhaha...
    em uma semana acho que eu passava por la umas tres vezes no minimo.
    :D
    Bem,voltando ao post, o slogan "Comida natural, serviço natural, pessoas naturais, planeta natural" eh tudo ne?adorei a proposta deles e tenho certeza que adoraria devorar esse bolinho da foto,hahah...
    um beijao.

    ReplyDelete
  2. Anotado para experimentar quando for no Japão.

    ReplyDelete
  3. AHhh Ki.. que coisa mais interessante hein? Adorei o cardápio e vem com aquela cara bem típica de restaurantes japas: capricho e estética...

    Kisu!

    ReplyDelete
  4. Olá queridona 2 haha!
    Eu fui uma vez só neste de Komaba quando fui fazer o 3-kyu do Noryuku Shiken, mas fazem anoooooos... Não nego que de vez em quando (dá pra contar nos dedos quantas vezes vou em um mês) no Mac...
    O Freshness é um pouco mais caro que o Mac justamente nos pratos. E também tem o Mos Burger que também segue mais ou menos o estilo do Freshness...
    O bolo é simples, mas muito levinho, nao dá a sensação que "pesa" e nem enjoa!
    Beijao!

    ReplyDelete
  5. Felipe, tem muito estabelecimento aqui que não tem jeito. No caso do Freshness, a maioria dos estabelecimentos são do tamanho do tipo "entrou, dois passos depois encontra a parede". Geralmente o pessoal que fuma, fica do lado de fora.

    ReplyDelete
  6. MP Kouhaku, pode ter certeza que vai gostar deste, sim. Espera-se que até voce vir, nao feche! (Caso foi a saida do Wendy's aqui no Japao depois de decadas aqui)

    ReplyDelete
  7. Bah, com certeza sim. Você chegou a ir em alguma loja desta rede? (Bem, se falar que não, eu vou entender: não tem um em cada esquina como o Mac ou o Mos; onde eu moro, o mais proximo é o de Fujisawa, vê se pode!)
    Gostei foi da foto que você postou do Applebee's e logo fui no site! Pode ter certeza que, quando eu voltar, estarei indo ou no Shopping Morumbi ou do Eldorado (os dois mais proximos da casa do Roberto, o meu, claro).
    Beijao!

    ReplyDelete
  8. Olá Kiyomi!

    Adorei o post gastronômico!!! Desse jeito pode virar a nossa correspondente do Japão, já imaginou? rs

    Infelizmente quando estávamos no Japão, não tivemos a oportunidade de degustar muitos hamburgueres, só fomos ao Mac Donalds e ao Wendy´s, que tinha um chili maravilhoso!

    Muito bacana o conceito do Freshness Burger e pela descrição viraria mais uma fã querendo ir várias vezes com o Carlos. Também faria o mesmo, em comer num lugar mais tranquilo, para poder apreciar melhor o lugar e o ambiente, que é incrível.

    Tudo me apeteceu, o pão do hamburguer (o de abóbora deve ser ótimo), o próprio hamburguer, as bebidas... só de ver estou engordando! rs Os cafés pelo visto estão divinos... lá tem as opções geladas? Aqui no Brasil costumamos tomar gelado, acredito que seja devido o clima tropical (nestes últimos anos o frio anda escasso, mesmo em época de inverno), nota-se as opções fixas nos cardápios das cafeterias de SP.

    Parabéns pelo post, bem completo e claro! Obrigada por atender nosso pedido!!!

    Bjão, ótima semana!

    ReplyDelete
  9. Denise, exagero! Quase nao frequento tantos lugares aqui hahaha Talvez porque eu sou meio exigente no paladar, mas preciso parar com isso senão no futuro vou ficar me condenando "ai, porque nao comi isso, porque nao comi aquilo"... Mas estou conhecendo aos poucos rs
    Como disse à Bah: não seria surpresa pra mim se alguém que esteve aqui e disser que não foi/não conheceu - se ver onde ficam as lojas da rede, tem lugar que só tem uma ou duas lojas! Acredita que no centro de Yokohama NAO tem? Se eu quisesse ir em algum, teria que ir pra lá de Shin Yokohama... Minha felicidade ao menos que Fujisawa fica vinte minutos de carro/onibus.
    Ah, sim. Têm as opções de café gelado, mas sabe como é aqui: entopem de gelo! No verão recomendo o Red Zinger e a limonada, muito boas, refrescantes e saborosas! (o chá que eles usam, esqueci de mencionar no post, seriam da marca Seasonal Greetings, sem cafeína!)
    O pão de abóbora quase nem sente o gosto, mas o bom que não é aqueles pães que "pesam" na digestão.

    Uma pena foi que o Wendy's fechou a rede no Japão no ano passado. Eu adorava a salada caesar e a batata assada :(

    Se vierem a passeio, quem sabe a gente pode ir em algum da rede (quem sabe a numero um haha)

    Beijao!

    ReplyDelete
  10. Olá Kiyomi!

    Valeu pelo post hein!

    Depois da descrição completa fiquei ainda mais interessado neste lugar. Com certeza vou querer conhecer se estiver passeando no Japão...pena que na época que estive por aí não deu para conhecer muita coisa (sabe como é né...muita coisa para pouco tempo...).

    Gostei desse chá cheio de pedra de gelo...Aqui eu tenho mania de tomar chá (com cranberry) no Outback para acompanhar a comida. Tento evitar refrigerantes já que exagero na comida...

    Esse bolo está com uma cara boa viu...o bom dos doces do Japão é que são saborosos e não são excessivamente doces como aqui.

    Acho que iria me esbaldar nessas bebidas à base de leite...mas existem bebidas sazonais para o verão tb? Acabo não tomando muita coisa quente já que não faz mais frio em São Paulo como antigamente...

    Café por exemplo eu só tomo em bebidas que levam sorvete ou gelo (heresia para aqueles que realmente gostam de cafés). Aliás, tenho mania de ficar tomando drinks à base de café que normalmente levam sorvete e alguma bebida alcoólica (bailey's, whisky ou conhaque)...

    Abs e boa semana,
    Carlos

    ReplyDelete
  11. Nossa...
    Sempre vejo uma lojas dessas aqui em Toyokawa e nunca parei, mas depois desse post tenho que experimentar!
    As bebidas quentes me pareceram maravilhosas...
    Mc Donalds é gostoso mas nem se compara a esse requinte todo aqui...
    Já o Mos Burguer, não vou há anos por motivos particulares, hunf! =P

    Adorei a dica!
    Bjo!
    ^^

    ReplyDelete

Post a Comment